quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Empreender é....


Empreender é fazer, tentar realizar algo difícil, pôr em execução.
Empreender significa estar disposto a buscar novos conhecimentos, combustível essencial para triunfar na jornada empreendedora.
Antes da linha de chegada encontramos uma seqüência de barreiras, a primeira vista, quase que intransponíveis, mas que ao serem vencidas deixam de ser barreiras e se transformam em mais uma experiência vivida na caminhada rumo à conquista do seu negócio próprio.
Essas barreiras são, na maioria das vezes virtuais, estão no imaginário de cada um, fantasias e monstros criados a partir das nossas limitações.
Para superá-las é preciso construir o mapa que apresentará o melhor caminho a ser seguido.
Cada empreendedor inicia a viagem rumo ao seu negócio próprio de um ponto de partida diferente dos demais, é isso que torna intrigante a busca pela vitória.
De forma figurativa, é como se fosse uma prova de corrida de obstáculos, com várias pistas, com trajetos diversos, um único competidor por pista, barreiras personalizadas, cada uma com sua largada e distâncias diferentes a serem percorridas.
Apenas um ponto em comum, todas as pistas levam a uma única chegada, o podium tem lugar para todos e a premiação será sempre uma medalha de ouro.
O empreendedor que vencer todos os obstáculos conseguirá iniciar o seu negócio próprio, com relativo êxito, terá cumprido a primeira prova e deverá estar consciente que esta jornada, uma vez iniciada, lhe permitirá algumas pausas para descanso, mas, em seguida já terá que estar a postos para um novo desafio, que exigirá a construção de novas competências.
A construção de novas competências só será possível se o empreendedor estiver disposto a adquirir novos conhecimentos, isso significará dedicação e renuncia.
Falando de conhecimento, gostaria de concluir o texto, recordando Sócrates, (470 a.C. – 399 a.C), filósofo Grego, que buscou conhecer a essência das coisas, ele não ensinava, apenas perguntava, queria aprender. Um de seus grandes legados é a apologia à pergunta, dizia que se as respostas são fáceis é por que as perguntas foram mal elaboradas. Dizia também que o verdadeiro conhecimento nascia do diálogo, da discussão, num processo de elaboração e não dos ensinamentos do mestre para o aluno.
Sócrates afirmava que para se chegar ao verdadeiro conhecimento, era necessário o pensador:
- Reconhecer que nada sabia, desse modo, abandonaria velhas idéias e abriria a porta para novos conhecimentos.
- Duvidar e investigar sobre a origem dos valores, das idéias dos costumes e do conhecimento trazido de geração a geração.
Desde aquela época já estava lançada à idéia de que somos influenciados pelos ensinamentos que recebemos durante toda a nossa vida, mas, que podemos escolher e construir as nossas próprias idéias, pontos de vista e caminhos a serem seguidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário