quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Os sete pecados capitais

Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. Não há registro dos sete pecados capitais na Bíblia Sagrada. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica.
Assim, a Igreja Católica classificou e selecionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.

Neste blog eu estarei monstrando os sete pecados capitais e explicando detalhadamente sobre suas características e muito mais.

Um comentário:

  1. Gabriel Fiuza, boa tarde! Tenho certeza, não foi por acaso que neste espaço eu cheguei. O conteúdo do escritor, é um dos melhores que li nestes últimos dias, e não poderia passar em brancas nuvens, até , porque, quando entro numa casa, dou bom dia, e saio dando boa tarde.
    Fica aqui meus convite para o Gabriel Fiuza, ser seguidor de meu espaço, pois desejo que sua obra , de muita qualidade e urgência, sejam lidas ao mundo todo. Para entender o que falo, faça uma visita ao meu simples espaço, e confira o Mapa Google, onde estamos dando a volta ao mundo! Venha seja mais um nesta roda gigante de culturas.
    Efigênia Coutinho
    Presidente Fundadora
    AVSPE www.avspe.eti.br/

    http://poesiasefigeniacoutinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir